terça-feira, 30 de dezembro de 2014

RESUMO DE ARTIGO: MESTRES E DOUTORES NO BRASIL: A PROCURA POR NOVOS ESPAÇOS

RESUMO DE ARTIGO
 
 
MESTRES E DOUTORES NO BRASIL: A PROCURA POR NOVOS ESPAÇOS
 
 
Rozelia Scheifler Rasia - gaya.rasia@hotmail.com
 
Mestre em Letras: Estudos Literários – UPF
 
 


Este artigo sintetiza reflexões sobre a questão-tema: - quais os espaços destinados a mestres e
doutores no Brasil atual? As novas demandas cognitivas, técnicas, sociais e mercadológicas exigem maior  qualificação e titulação. Por este motivo, proliferam-se cursos de pós-graduação, alguns estruturados legal, ética e pedagogicamente, outros não. Sabe-se que mestres e doutores constituem recursos humanos para a dinamização de diversos setores de produção de saberes, serviços e produtos vitais à sociedade. Como destaca Morhy (1998): “as teses e dissertações, que resultam das atividades em âmbito de pós-graduação são produtos dos mais importantes da vida universitária”. Nesta perspectiva, estas pesquisas merecem especial atenção, pois mesmo que algumas não tenham aplicações teórico-práticas hoje, poderão no futuro apontar alternativas para ampliar os espaços de cientificidade, autonomia e prosperidade. As transformações globais exigem novas políticas para a formação de mestres e doutores em consonância com a nova realidade, assim poderia ser evitado o grande número de egressos pós-graduados desempregados, ou aceitando cargos abaixo de sua qualificação.
 
Palavras-chave: qualificação, titulação, pós-graduação
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
 
MORHY, Lauro. Metodologia instrumental, UnB. 1998. http://www.unb.
*Mestre em Literatura - Crítica literária - UPF
Pós-graduada em fundamentos teórico-metodológicos de ensino. UFSM/UNICRUZ.

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