quinta-feira, 8 de janeiro de 2015


GRAMÁTICA DO DIA A DIA

 

Prof. Ms. Rozelia Scheifler Rasia

 

 

Pode   passar!

 

A polidez no relacionamento interpessoal, a cortesia e a gentileza entre atendentes e clientes em estabelecimentos comerciais podem ser fatores de produtividade para o empregador e de acesso à promoção e/ou permanência do funcionário no trabalho.

Os departamentos de Recursos Humanos das empresas esquecem um ponto crucial na preparação e treinamento de funcionários: a importância da função fática da linguagem como decisiva para a conquista de um cliente.

- Pode passar! Diz a sorridente moça do caixa do banco.

O homem, constrangido, olha para o lado e chega ao guichê.

- Isso se diz para cachorro!

- O quê?

 - Pode passar! Nem se diz nem para cachorro, ainda mais para cliente!

- Como se diz, então? Pergunta ela.

- Você pode perguntar ao departamento de RH, ou procurar um curso de etiqueta no trabalho. Responde ele.

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